Cemitério do Bonfim passa a integrar oficialmente roteiro turístico de Belo Horizonte

0
371

O cemitério do Bonfim, no bairro de mesmo nome, na região Noroeste de Belo Horizonte, foi oficialmente incluído no circuito turístico da capital mineira. O cemitério já integrava o roteiro turístico da cidade, porém somente com a aprovação da Lei 10.655/2013, promulgada nesta terça-feira (3), o local passa oficialmente a fazer parte do circuito.

Para a chefe de Eventos e Educação Ambiental da Fundação dos Parques, órgão responsável pela administração do cemitério, Gisele Mafra, a lei vem colaborar com um trabalho que já é realizado. “Já fazemos programas mensais de visitas gratuitas ao cemitério há mais de um ano”, relata.

O projeto de lei foi levado à Câmara Municipal de Belo Horizonte pelo vereador Adriano Ventura (PT). De acordo com o projeto, o Poder Executivo fica responsável por identificar quais são os artistas sepultados no cemitério do Bonfim, já que esses túmulos são uma das principais atrações do espaço. O trabalho já vem sendo feito pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), segundo Gisele. “O Iepha já fez o levantamento em cerca de 16 quadras”, revela.

 

A lei, no entanto, sofreu modificações antes de ser promulgada. O prefeito Marcio Lacerda vetou a proposição de fornecer estagiários para trabalhar como apoio e a criação da Guarda Mirim, que seria composta de crianças carentes treinadas para serem guias turísticos.

Passeio pelo Cemitério do Bonfim

Quem quiser pode participar das visitas guiadas realizadas pela Fundação de Parques, em parceria com a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). Estão previstos, ainda, três passeios para o ano de 2013.

O que: Visitação guiada ao Cemitério do Bonfim

Onde: Cemitério do Bonfim (rua Bonfim, 1.120, bairro Bonfim)

Quando: 29 de setembro, 20 de outubro e 24 de novembro

Preço: Gratuito

Tempo médio de duração do passeio: 3 horas

Capacidade: 40 pessoas

Inscrições: Pelo e-mail agendaparques@pbh.gov.br ou pelo telefone (31) 3277 5398

compartilhe:
  • Twitter
  • Facebook

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA