Nova Saveiro – design exclusivo, robusta com identidade própria

0
758
Águas de São Pedro – SP – Com um design exclusivo, bem brasileiro e até, podemos falar bem mineiro, a Nova Saveiro chega ao mercado brasileiro depois de 34 anos de seu lançamento (1982) a partir de abril com uma identidade visual própria e muito mais inovação tecnológica, robustez, refinamento, versatilidade e os novos sistemas de entreterimento; o Volkswagen App-Connect, um dos mais modernos e interativos do mercado. Ela chega  com três opções de carroceria (simples, estendida e dupla) e recursos de segurança inéditos na categoria, como ESC e freios ABS off-road. Segundo a fabricante “é a mais segura e eficiente de sua categoria”.
Design e identidade – Agora com identidade própria; é bem diferente dos Novos  Gol e Voyage com design exclusivo, criado no Brasil pela turma do diretor de design Luiz Alberto Veiga, e do  supervisor Guilherme Knop que estava presente ao evento de lançamento.  Na parte frontal tudo é novo. O capô, por exemplo, está mais elevado do que o da picape anterior e ganhou duas linhas de estilo inéditas, conectadas com os novos faróis. O conjunto ótico também é inédito e todo o recorte do capô que margeia os faróis é novo. Com a grade maior e mais alta, o logotipo da Volkswagen fica alocado integralmente fora do capô, permitindo que a linha que delineia o capô seja totalmente horizontal e precisa.

O para-choque dianteiro também é diferente do utilizado no Novo Gol e no Novo Voyage. Agora, conforme a versão, o para-choque da Nova Saveiro traz dois frisos cromados que cruzam a grade e têm ligação direta com os faróis. A entrada de ar na parte inferior do para-choque também cresceu e traz linhas mais geométricas, bem definidas e de aspecto esportivo.
Painel completamente novo – A Nova Saveiro chega para ser referência em termos de conforto e de design interior, com um painel novo e muito mais moderno. O novo volante multifuncional, semelhante ao do Golf, confere ainda mais requinte e sofisticação ao interior da picape. Todas as linhas que determinam o painel foram valorizadas e estão mais horizontais, a exemplo da faixa inferior que percorre o painel de um lado a outro. Há também uma atenção especial às saídas de ar-condicionado, que contam com um formato angulado muito elegante e funcional, típico de veículos de alto padrão. O instrumento combinado também é inteiramente novo e ganhou iluminação de LEDs em branco.

Novo sistema de infotainment App-Connect – Agora a nova Saveiro vem com  o inovador sistema de informação e entretenimento que antes estava presente apenas em modelos super luxo, o infotainment App-Connect, oferecendo o que há de mais tecnológico e conectado do segmento de picapes;  uma tecnologia global presente também no Novo Passat. Inovador, o sistema App-Connect permite o espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Os sistemas de infotainment têm telas coloridas de alta definição com 6,33 polegadas, que proporcionam excelente visualização e interatividade, além de leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, que é enviada em formato SMS. O App-Connect permite ainda parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente.
Motor 1.6 Total Flex de 120 cv – A Nova Saveiro Cross, oferecida nas carrocerias estendida e dupla, é equipada com o motor 1.6 MSI. Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o novo propulsor conta com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro) e utiliza o sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar para gasolina. Com a tecnologia Total Flex, o novo motor é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.

 

Motor 1.6 Total Flex de 104 cv – A nova versão Robust e as versões Trendline e Highline da Nova Saveiro vêm equipadas com o consagrado motor 1.6 Total Flex, de até 104 cv (etanol). O motor 1.6 Total Flex é conhecido por sua robustez e eficiência energética. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor 1.6l é de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm.
Mais robustez com suspensão elevada e novos pneus - Alterações no conjunto de suspensões e a adoção de novos pneus deixaram a Nova Saveiro mais alta em relação ao solo, fazendo com que a picape ofereça a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um automóvel de passageiro. A suspensão dianteira independente, tipo McPherson, é formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio. Já o sistema traseiro é formado por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que conferem excelente estabilidade e conforto em qualquer condição de uso. Na versão Cross, a suspensão traseira ainda conta com barra estabilizadora.
Nova versão Robust - Voltada ao trabalho, a Nova Saveiro Robust está disponível em cabine simples e traz de série protetor de caçamba, banco do motorista com ajuste de altura, indicador de troca de marcha, para-sol com espelho para motorista e passageiro, barra para apoio de carga no teto e rodas de aço de 15 polegadas com pneus 205/60 R15, entre outros itens. Entre os opcionais disponíveis estão vidros e trava elétricos, chave tipo “canivete”, sistema de som com rádio AM/FM, CD –player, Bluetooth, mp3 player e entradas USB e Aux-in, além de terceira luz de freio, santantônio com grade de proteção da janela traseira e iluminação da caçamba.
Quatro versões, três carrocerias – Além da nova versão Robust, a Nova Saveiro também está disponível nas versões Trendline (simples, estendida ou dupla), Highline (dupla) e Cross (estendida ou dupla). A versão intermediária Trendline conta, de série, com equipamentos como direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico e travamento central. Como opcional a Saveiro Trendline oferece ar-condicionado, sistema de infotainment “Media” (que já conta com as funções básicas de conectividade, tais como Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card) e suporte para celular. Também são opcionais o sistema ‘Composition Touch”, volante multifuncional com comandos do sistema de som, suporte para celular, Park Pilot (sensor de estacionamento), faróis e lanterna de neblina, capota marítima, janela traseira corrediça (cabines simples e estendida), coluna de direção ajustável em altura e distância e rodas de liga leve de 15 polegadas “Basalto”, entre outros itens.

Versão topo de linha Highline – A versão Highline se diferencia externamente pelo friso lateral cromado. Além dos recursos oferecidos para a versão Trendline, a Saveiro Highline Cabine Dupla traz ar-condicionado, faróis e lanterna de neblina, chave tipo “canivete” com controle remoto, coluna de direção ajustável em altura e distância, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço de 15 polegadas com pneus 205/60 R15 e calotas “Calcário” e sistema de infotainment “Media Plus”. Como opcionais há o suporte para celular, banco de couro sintético (“Native”), capota marítima, rodas de liga leve de 15 polegadas “Basalto”, tapetes de carpete, Park Pilot (sensor de estacionamento traseiro), sistema de infotainment Composition Touch ou Discover Media.
Versão aventureira Cross - A versão Cross da Nova Saveiro é equipada com o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv e traz, além de todos os itens da configuração Highline, volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura e distância, exclusiva rodas de liga leve de 15 polegadas “Cherte” (com pneus 205/60 R15) e faróis com a função Coming & Leaving Home. A versão Cross incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). Como opcionais, a Nova Saveiro Cross oferece suporte para celular, módulo navegação (Discover Media), pneus 205/60 R15 All Terrain (off-road), espelho retrovisor interno eletrocrômico (anti-ofuscante), controlador eletrônico de velocidade, sensores crepuscular e de chuva, revestimento dos bancos em couro sintético Native e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros “Park Pilot”, entre outros itens.
O melhor sistema de freios entre as picapes compactas – A Saveiro Cross conta com freios a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Além de ser eficiente, esse sistema confere mais conforto ao motorista, uma vez que os freios demandam menos força para realizar a mesma desaceleração. Isso sem falar que os freios da Saveiro têm melhor comportamento térmico (maior resistência ao fading, ou seja, perda de eficiência causada por aquecimento) do que os demais sistemas utilizados no mercado.

A picape mais segura da categoria (ESC, ABS, ASR, EDS, HHC, HDC) – A Saveiro Cross incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade. Além do ESC, a Nova Saveiro conta com ABS off-road, recurso exclusivo que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”. O BAS busca a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem. O ASR (controle de tração) auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência e o EDS (bloqueio eletrônico do diferencial) aciona o freio da roda com menor tração, proporcionando melhor eficiência à saída do veículo em pisos de baixa aderência. Também exclusivos, o HHC é o controle de assistência de partida em rampa e o HDC é o controle de descida, que, em baixa velocidade, aciona os freios automaticamente, com mais segurança e controle.
compartilhe:
  • Twitter
  • Facebook

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA